Versátil, embalagem de plástico é fundamental no setor alimentício

Versátil, embalagem de plástico é fundamental no setor alimentício

A embalagem de plástico possui um papel extremamente importante no acondicionamento dos produtos nas gôndolas dos supermercados. Na verdade, desde o momento em que qualquer que seja o item é finalizado na linha de produção das indústrias, é necessário que ele seja colocado em uma embalagem adequada. Só assim é possível garantir a integridade dele até chegar ao consumidor final. Nesse processo, o plástico é um grande aliado. Além de resistente, transparente e versátil, ele ainda é reciclável e pode ser posteriormente reaproveitado, contribuindo para uma cadeia ecológica.

Proteger os alimentos contra riscos de contaminação, prolongar a vida útil e combater desperdícios são alguns dos benefícios da embalagem de plástico. Devido à resistência, permeabilidade, estabilidade, flexibilidade e leveza, muitas empresas veem o plástico como alternativa para favorecer que os produtos durem por mais tempo. Outra utilidade do material é permitir que várias unidades de um mesmo produto possam ser concentradas em uma única embalagem, como ocorre com os fardos de refrigerante. Sem contar na embalagem primária, que no caso seria a garrafa pet, também fabricada com o mesmo material.

Diante da versatilidade apresentada, o plástico está presente nos mais diferentes processos, seja na embalagem primária, como na secundária e até na terciária. A embalagem de plástico a vácuo também costuma ser muito utilizada e trazer inúmeros benefícios. Além da praticidade de acomodação dos itens nas prateleiras, ela é capaz de conservar o sabor e as características do alimento, para que o consumidor adquira um produto fresco e de qualidade. Para o cliente, também é bastante prático, pois muitos dos itens são mantidos na própria embalagem, mesmo após abertos para consumo, gerando menos transtornos dentro de casa.

O uso da tecnologia também favorece que a embalagem de plástico se modernize a cada dia. Os equipamentos próprios para isso, a partir dos avanços, conseguem produzir ainda mais, o que implica em um importante avanço para a indústria alimentícia. Segundo a Everest, empresa do segmento de máquinas seladoras, uma das grandes vantagens do investimento em equipamentos de qualidade é a alta produtividade que elas proporcionam, garantindo a segurança alimentar, sem contar na praticidade. “Atualmente, os supermercados têm buscado fornecedores que possam suprir as necessidades dos consumidores, que a cada dia exigem alimentos práticos de serem comprados e preparados. Estar atento a essa demanda e atender às reais necessidades do consumidor final, certamente irá tornar a empresa destaque entre as demais”, orienta.

A praticidade no transporte e a facilidade de abrir e manusear também está na lista das preferências dos clientes, já que a embalagem de plástico faz com que a peça fique mais leve. Por outro lado, ela é conveniente para os supermercados, pois favorece que os espaços fiquem mais organizados e que mais produtos sejam acomodados na mesma prateleira. A resistência a impactos também é um fator importante quando se diz respeito a esse tipo de material, bem como a possibilidade de reutilização ou de envio para a reciclagem. Isso significa que além de todos os benefícios que o plástico apresenta, ele ainda pode contribuir para um mundo mais sustentável, o que é fundamental hoje em dia.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>