autoclave

Papel grau cirúrgico: aplicações e recomendações

São diversas possibilidades de embalagem para esterilização em autoclave, entre elas o papel Grau cirúrgico. Usar uma boa embalagem para esterilização é muito importante por várias razões: manutenção da esterilização, organização dos instrumentais a serem utilizados em cada procedimento e fornecer a evidência do processo de esterilização diante a vigilância sanitária e clientes/pacientes.

O papel grau cirúrgico é a embalagem mais usada, atualmente, para esterilização em autoclaves.  Há muitas opções de tamanho, no caso de envelopes e de largura, no caso de rolos (tubulares, bobinas). Com a maior regularidade do uso, o produto tem sido encontrado mais facilmente e com melhores preços. Mas na hora da compra é importante se atentar a alguns detalhes como:

  •         Bom estado de conservação
  •         Registro no Ministério da Saúde
  •         Informações do fabricante

Para lacrar os pacotes antes da esterilização, é necessário o auxílio de uma seladora desenvolvida com alta tecnologia, esses equipamentos são capazes de selar embalagens de qualquer largura com perfeito e fino acabamento.

Robusta, compacta e ágil, seladoras de papel grau cirúrgico são de fácil manuseio, pois possuem controladores eletrônicos de temperatura e velocidade, além de alguns modelos já realizarem também o corte do material. A selagem através dessas máquinas seguem os padrões internacionais e normas de segurança na utilização de embalagens para esterilização.

É importante lembrar que as embalagens de papel grau cirúrgico ou descartáveis de qualquer natureza, constam da lista de produtos proibidos de reprocessar. Isto acontece, pois a embalagem sofre alterações após ser submetida ao calor e vapor da esterilização, perdendo sua eficácia.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>